Conhecendo os tipos de pele<br><i>Qual a sua??</i> - BLOG Menina de Ouro

Conhecendo os tipos de pele
Qual a sua??

10:21

Demorei muito tempo para descobrir qual era o meu tipo de pele (mista, normal ou oleosa), até ir a meu dermatologista, eu acreditava que me minha pele era mista. Um engano! Minha pele é super oleosa e precisa de alguns cuidados para ficar linda e saudável.  Atualmente tenho uma rotina de cuidados que sigo a risca, usando produtos indicados para meu tipo de pele. 

Por muito tempo usei um sabonete errado que deixava minha pele com acne. Pensado nessa dificuldade que tive, resolvi trazer para vocês uma explicação sem simples, dessa forma você pode descobrir, assim como eu seu, qual é o seu tipo de pele e a partir de hoje começar a usar produtos específicos.


Conhecer o tipo de pele do rosto, as diferenças físicas e as necessidades de cada uma delas é fundamental para nortear a escolha dos produtos certos e cuidados específicos que se deve ter para mantê-la bonita e saudável.  Apesar das características da pele serem definidas geneticamente, diversos fatores externos podem interferir no aspecto que ela vai apresentar, tais como: alimentação, uso de medicamentos e produtos, nível de stress e descanso.

Normal: Menos frequente dentre todos os tipos de pele, a pele normal tem textura saudável e aveludada. Além disso, possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. Normalmente, a pele normal apresenta um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, e é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.

Seca: A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa a descamação e vermelhidão. A pele seca também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais, e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.


Oleosa: A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta os poros dilatados, e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.

Mista: É o tipo de pele mais frequente, e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.

Agora que você já descobriu seu tipo de pele, abaixo deixo algumas dicas que com certeza vai te ajudar a ter uma pele sempre bonita e saudável:



1. A pele do rosto é a mais exposta de todo corpo e por isso sofre bastante cm calor, sol, poeira, vento. Limpar e hidratar a pele diariamente ajuda a prevenir e combater problemas como acne, descamação e manchas.

2. Dermatologistas recomendam que use produtos específicos para o seu tipo dele e faça em 3 passos: limpar, tonificar e hidratar. Todo tipo de pele deve ser hidratada, porém com produtos diferentes.

3. Beber 2 litros de água por dia é essencial para o bom funcionamento de todo organismo. Inclusive para deixar a pele mais bonita e hidratada.

4. Uma alimentação equilibrada ajuda também na saúde da pele, evite frituras e come verduras, legumes e frutas. E nada de cigarro!

5. Durma bem. Noites de sono bem dormidas diminuem olheiras e tiram o aspecto de cansaço.

6. Use filtro solar. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Até mesmo em dias nublados.

Atenção! Essas dicas, são informações básicas é muito importante você procurar um dermatologista, só ele pode te indicar os produtos corretos para seu tipo de pele, ok?!!

Lembrando meninas, que é muito importante lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com aguá fria.

Eu tenho a pele oleosa e tenho muito cuidado e você qual é o seu tipo de pele e quais os cuidados que você tem?! Conta ai nos comentários! 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia*
Imagens: Reprodução Google

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

0 comentários